Entrando no mundo da Sublimação!

  • Home
  • Blog
  • Entrando no mundo da Sublimação!

Você sabia que a sublimação é a técnica mais moderna em estamparia e personalização de materiais atualmente?

Com um mercado dinâmico e empolgante a sublimação vem crescendo cada vez mais na América Latina e no mundo. Seja para criar o seu próprio negócio, para personalizar presentes ou itens pessoais, ou começar uma coleção, a técnica possibilita um leque gigantesco de possibilidades.

Se você tem curiosidade para saber mais, fique ligado temos muitas informações que poderão te ajudar a desbravar esse mundo.

Mas afinal, o que tem de tão especial na sublimação?

A sublimação é um processo químico que consiste na transferência da imagem do papel para o produto, a matéria (ou molécula) passa do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado liquido.

Para esse processo é necessário utilizar uma tinta especial para sublimação e um papel resinado de qualidade. A imagem impressa é transferida para o produto escolhido através do calor por uma prensa térmica ou forno.

Quando a tinta é submetida a altas temperaturas e aplicada pressão suficiente, permite a transferência das cores para o objeto que estiver em contato.

O que permite que um objeto seja ou não sublimático é a resina, além de garantir a durabilidade e qualidade das cores.

O que é preciso para iniciar no mercado de sublimação?

Primeiro de tudo é ser curioso e ter vontade de testar possibilidades. Segundo, sugerimos que procure por um curso básico para iniciantes, apesar de parecer ser um mercado simples, ele exige conhecimento, técnica e muita criatividade. Com o tempo você aprende os macetes e entende que a essência é justamente testar possibilidades.

Quais os produtos ideias para sublimação?

Se você já fez a lição de casa, pesquisou sobre o mercado e já sabe como funciona o processo de sublimação, o próximo passo é adquirir produtos de qualidade e aprender a fugir de ciladas comprando produtos de baixa qualidade que possam colocar em jogo a excelência do seu trabalho. Comece procurando por marcas que te tragam bom custo benefício. Lembre-se que economizar pode ser uma cilada quando falamos do resultado final.

Pronto para começar?

Para iniciar você vai precisar basicamente de um computador, uma impressora, tinta sublimática, uma prensa térmica ou forno, fita térmica e o produto que vai ser sublimado.

A prensa que você vai adquirir vai depender muito do nicho que irá explorar, se você pretende trabalhar com canecas, bonés, camisetas ou até mesmo almofadas.

Na hora de escolher o seu equipamento procure por marcas que disponibilizem peças de reposição e suporte.

E agora?

Agora é explorar, fazer testes, procurar dicas e sugestões de quem já está no mercado há mais tempo, tudo o que te ajudar a aperfeiçoar o seu trabalho. É importante que você adquira habilidades, como por exemplo um curso de design, para que você seja capaz de criar suas próprias artes se tornando um profissional diferenciado no mercado.

Lembre-se sempre que um bom sublimador é aquele que consegue descobrir o seu próprio caminho, se adequar ao seu nicho com esforço, empenho e muito teste.

Você vai perceber o mundo de possibilidades que a técnica permite e não vai mais conseguir parar de sublimar.

O céu é o limite para quem tem criatividade. Conte com a gente nessa nova jornada! ;)

Entre em contato

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conecte-se

Todos os direitos reservados © 2022 LiVESUB